Hello, there's an english version available!

change

descubra uma tv para

contar histórias

o projeto

Imaginando um futuro mais brilhante para a tv

Este projeto marca um recomeço e minha real descoberta como designer. Ao longo de um ano e meio, trabalhei na concepção de uma forma totalmente nova de se experienciar entretenimento por meio da tv. A abordagem holística de design envolve não somente a concepção de um novo produto, mas também de um novo sistema de interação e distribuição de conteúdo, um novo serviço e um novo modelo de negócio. Durante seu desenvolvimento, fui exigido à buscar novas habilidades e conhecimentos, como o de desenvolvimento de negócios e linguagens de programação (para criação de uma experiência digital completa para melhor explorar minhas ideias), além de dominar novos processos, técnicas e ferramentas, como o double diamond, os canvas de design de proposta de valor e modelos de negócio assim como um software de visualização 3D.

O atual ecossistema televisivo apresentam grandes desafios e oportunidades à solucionadores de problemas em todo mundo. Eu especialmente o aproveitei como um meio para aprender e me descobrir profissionalmente. Problemas complexos não deveriam ser evitados, mas abraçados, resolvê-los certamente irá te fazer quebrar a cabeça e questionar suas próprias habilidades e capacidade de realmente superá-los, mas eles também irão com certeza te conduzir à uma jornada de descoberta, aprendizado e enriquecimento impossível de ser previamente imaginada.

Explore:

Descubra o processo de design

Explore a forma de trabalho e ferramentas por traz do projeto. (inglês)

Como imagino que deveria ser a tv do futuro

Uma tv com recursos que te farão perguntar, "Porque isso ainda não existe?" (English)

definindo um novo começo

A história por traz do projeto

  • DE em dúvida sobre

    meu futuro À descobrir-me

    como designer.

  • DE ser um novato em inovação,

    resolução de problemas e

    negócios À encontrar o caminho

    por mim mesmo.

  • DE conhecer tão pouco sobre

    visualização 3D À criar um

    corpo verossímil para

    minhas ideias.

  • DE não saber absolutamente nada

    sobre programação À codificar uma

    experiência digital completa para

    compartilhar minhas ideias.

Alguns anos atrás, me encontrei se esforçando para entender qual caminho trilhar profissionalmente. Como um recém-formado em Design Gráfico, eu me sentia desconectado as minhas próprias intenções, desapontado com a escolha que havia feito e insatisfeito com o que supostamente passaria a minha vida fazendo caso persistisse no mesmo caminho. Eu sempre fui ambicioso, sonhei alto e me mantive empolgado com a ideia de que meu trabalho pudesse causar um impacto positivo aos outros. Eu simplesmente não acreditava que estaria fazendo o suficiente de onde eu estava.

Dois meses mais tarde, de forma inesperada descobri um curso gratuito sobre Design Thinking promovido online por uma professora da d.school, escola de design da Universidade de Stanford. A ansiedade para explorar novas facetas do design me despertou imediato interesse, então corri para me inscrever. Eu apenas não sabia que ele seria capaz de mudar a forma como eu via design para sempre. Terminei o curso empolgado com as ideias absorvidas e apaixonado por todo aquele ambiente de experimentação, criatividade e inovação. Eu me sentia ótimo imaginando ser um solucionador de problemas, tentando tornar tudo a minha volta mais útil, agradável, melhor.

Comecei a me envolver mais, pesquisei artigos, noticias e outros conteúdos sobre o assunto. Segui grandes designers e experts em todo mundo e inclusive iniciei conversas com alguns deles. Me inscrevi em vários outros cursos e comecei a ler diversos livros sobre o papel do design no processo de inovação e criação de negócios. Mas ainda precisava de um aprofundamento prático, sujar as mãos e começar a projetar algo. Como um professor da faculdade sempre costumava dizer, design no geral é esse curioso campo onde todo trabalho é um recomeço. Um novo problema, um novo desafio, uma nova curva de aprendizado, e temos que reconhecer que a cada um deles, nos tornamos novatos de novo. Mesmo que sem qualquer intenção, acredito que ele apontava para o fato de que apesar de todo conhecimento cientifico, devemos sempre nos livrar de concepções prévias, ser humildes e deixar com que a própria jornada de se projetar nos ensine como projetar. Definir nossos processos, ferramentas e conhecimento necessário para conquistá-la. Então foi isso o que me dediquei a fazer ao mesmo tempo em que buscava aprovação como um designer capaz de lidar criativamente com problemas complexos e apresentar ideias inteligentes para resolvê-los.

Esse projeto define um novo começo para mim rumo à ter a oportunidade de fazer aquilo que me sinto bem fazendo. Acredito que design não deve ser visto como uma questão de estética ou de estilo, mas uma questão de tentar construir o mundo em que queremos viver no futuro, através da solução criativa de problemas e criação de ferramentas capazes de influenciar positivamente como o fazemos. Cidades, construções, produtos e serviços são exemplos de criações humanas influindo enormemente sobre a forma como experienciamos a vida e o mundo a nossa volta. Consequentemente, design é um dos meios mais poderosos para se mudar e molda-lo. Ou quem sabe tornar as experiências que vivemos finalmente compatíveis com aquelas que aspiramos ter.

cancelar

Deixe uma mensagem!




Retornarei sua mensagem assim que puder!

Oh Oh! Temos um problema!

Por favor, atualize a pagina e tente novamente!